Pular para o conteúdo principal

LIDERANÇA TEOCÊNTRICA


Liderança teocêntrica



O advento da era do conhecimento tem gerado novos desafios a cada ser humano. O impacto desta era, em um mundo crescentemente tecnológico e globalizado, transformará ainda mais os nossos comportamentos, regras sociais, desafiando valores, padrões éticos e crenças. Novos modelos sociais, econômicos, culturais e políticos surgirão.

Este novo mundo, em transformação constante, desafia a liderança atual da igreja a não se tornar obsoleta, ultrapassada e impotente diante da nova realidade. É preciso acompanhar o processo de mudança, com visão estratégica, compreensão das necessidades emergentes e apresentação de soluções e respostas que resolvam positivamente os desafios essenciais da sociedade do conhecimento com uma obediência incondicional ao Deus da Palavra.

Existe um enorme vácuo entre a liderança comum de nossas igrejas e os desafios deste século. Se não avançarmos na capacitação, ficaremos tão ultrapassados que será difícil prever a possibilidade de uma segunda chance, de recuperação.

O presente e o futuro da era do conhecimento requerem novas perspectivas, soluções e uma nova mentalidade para esta realidade. A mudança de mentalidade com fundamentação bíblica, a inovação e a competência, formam elementos dominantes no desenvolvimento de uma liderança bem sucedida.

O que fazer? Importa refletir e compreender os novos desafios na perspectiva de Deus, de forma que cada líder possa assim, definir respostas adequadas, aumentando substancialmente suas probabilidades de êxito ministerial.

Terá maior êxito o líder que conseguir formular ou, pelo menos, acompanhar os novos paradigmas do século XXI. E isto é possível com uma mente teocêntrica. Neste contexto de transformação constante, a diferença entre êxito e fracasso na liderança pode estar:

- Na compreensão das principais tendências emergentes e na resolução dos principais desafios deste século;
- Na existência e na qualidade de lideranças capacitadas, mobilizadoras e orientadas para a espiritualidade e a excelência;
- Em uma liderança teocêntrica que consegue perceber o presente e visualizar o futuro, numa perspectiva de Deus.

Liderança teocêntrica

Em algum ponto da vida, o líder reflete mais profundamente sobre suas aspirações e conquistas. Olha para o passado e tenta confirmar ou redirecionar o rumo da vida e os alvos anteriormente traçados. Você está onde deveria? Quanto já conquistou de seus propósitos como líder?

A liderança teocêntrica se diferencia das demais porque direciona o líder para o centro da vontade de Deus, em qualquer época ou situação histórica. Ela rompe limites e consegue proporcionar às pessoas de sua geração, oportunidades jamais experimentadas.

A liderança da igreja precisa ser entendida como um fenômeno situacional. Não existe uma fórmula padrão e estática que seja aplicável em todos os casos. Cada situação exige uma postura adequada da liderança diante dos desafios. O líder teocêntrico deve conhecer:

- As características da situação apresentada;
- Os recursos disponíveis;
- O potencial de sua equipe de trabalho.

Na medida em que essas três variáveis mudam, a liderança precisa adequar-se a todas elas. Daí a necessidade do líder ter a percepção e a interpretação correta da situação, em cada fase do desenvolvimento de um processo, para oferecer o tipo de liderança adequada como resposta satisfatória capaz de solucionar problemas. Estes são os grandes desafios:

- Aprender a diagnosticar e interpretar as características da situação e dos liderados;
- Procurar novos caminhos para melhorar e potencializar resultados;
- Perceber as aspirações das pessoas e satisfazê-las em paralelo com o alcance das metas a serem conquistadas;
- Conjugar todos esses aspectos e dar a eles um tratamento de espiritualidade e excelência.

Missão do líder

O líder teocêntrico deve promover a inteligência bíblica, a análise, o diagnóstico, a reflexão e a resolução criativa, sábia e inovadora de problemas. Deve também encorajar as pessoas a enfrentar problemas difíceis com fé e inteligência, de maneira certa e eficiente, tendo absoluta obediência intelectual à Palavra de Deus e obediência de sua vontade a Vontade de Deus.

A influência do líder está diretamente relacionada com a sua comunicação. Ele precisa saber se comunicar eficazmente, expressar significados, emoções, sentimentos, aspirações, convicções, idéias, metas e conceitos.

O líder teocêntrico inspira segurança por repassar valores e não apenas metas, proporcionando um sentido de missão aos liderados, conduzindo-os a patamares cada vez mais elevados de espiritualidade e excelência.

A missão do líder teocêntrico na igreja é elevar o nível de mentalidade das pessoas envolvidas e modificar situações na perspectiva de Deus, tendo a manifestação da glória e o cumprimento da vontade Dele como alvos maiores e norteadores de sua liderança.

Fonte: www.institutojetro.com
Autor: Benedito Denis Frota Gomes (BenneDen)
Publicado em 24.11.2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda da tempo.

Mais um ano chegando ao fim, grandes coisas fez o Senhor neste ano de 2010, e creio que no próximo ano mais uma vez Ele irá nos surpreender. Precisamos continuar firmes na caminhada, sempre atentos a ouvir a voz do Mestre, andar na sua direção para que possamos estar no centro da vontade do Pai. Aproveite esses dias que ainda restam para terminar o ano, dedique-se ao máximo as coisas do Senhor, ainda da tempo de falar a muitos da Maravilhosa Graça que nos alcançou. Vamos enfrente. Deus abençoe. Pr. Marcelo Lima

Bom Humor !◘!◘

PAPAGAIO Um papagaio foi treinado para pregar numa igreja pentecostal. No domingo a congregação estava lotada para ver o novo pregador, intimidado pelo público o louro ficou calado no pulpto arrastando o bico de um lado para o outro, até que o treinador disse: Prega papagaio se não eu tiro todas as tuas penas e te coloco com as galinhas. O papagaio olha para a igreja, levanta uma asinha e diz: Irmãos!!! Vamos orar que o inimigo já começou a se manifestar...