Pular para o conteúdo principal

INTERCESSÃO

O QUE É INTERCESSÃO?

Comumente, usamos a palavra “intercessão” como um sinônimo para “oração”.

De maneira geral, oração significa falar com Deus. Intercessão é vir a Deus em favor do outro. Toda intercessão é oração, mas nem toda oração é intercessão.

Intercessão – derivada do Latim inter, que significa “entre”, e cedere, que significa “ir”.

Intercessão, então, é estar entre ou permanecer na brecha.

Em termos Teológicos, Intercessão é o ato de pleitear por alguém, que no modo de ver de Deus tem o direito de fazê-lo, a fim de obter misericórdia para alguém que necessita.

COMO O PODER DE DEUS É LIBERADO

Uma história fascinante nos é contada em Êxodo 17. Muitos se lembrarão da batalha de Refidim na qual Josué derrotou Ameleque. O nome de Josué entrou permanentemente para a história militar como o general que venceu a batalha de Refidim.

Mas a Bíblia nos conta o resto da história.

Uma conferencia estratégica antes da batalha determinou que enquanto Josué lideraria as tropas no campo da batalha, Moisés subiria a um Monte próximo e intercederia por Josué. Sobre aquele monte, observando a batalha., Moisés logo notou que, enquanto suas mãos estavam para cima, Josué vencia, mas, enquanto suas mãos estavam abaixadas, Josué perdia. Moisés captou isso muito rápido e decidiu que a melhor posição para as suas mãos era estarem para cima. Então Arão e Hur foram ajudá-lo. Sentaram Moisés sobre uma pedra e fizeram tudo o que estava ao seu alcance para manter as mãos dele no ar. Como resultado disso Josué venceu a Batalha. (Ex. 17:8-13).

Esta é uma história simples que contém um grande princípio para nós aprendermos: Josué esta lutando enquanto Moisés esta orando. Josué ganha o crédito por ter vencido a batalha, mas nós sabemos quem realmente a venceu. Finalmente, é claro, foi o poder de Deus que venceu a batalha, mas o agente humano mais diretamente usado como canal do poder divino foi o intercessor, Moisés, e não o general, Josué.

Vemos Josué cumprindo o ministério. E isso era tão verdade que a tarefa que Deus lhe havia dado naquele momento era guerrear naquela batalha. Eu fico a imaginar o quanto que Josué permaneceu em oração através de todo aquele dia no Vale de Refidim. Provavelmente, não muito. Enfim, a batalha foi ganha através da oração, as orações do intercessor,e não a oração do ministério. Não que Josué não fosse importante. A batalha não teria sido ganha sem ele também.

Muitos líderes cristãos de hoje são como Josué. Eles são ativistas no seu ministério, eles são vencedores. As pessoas os vêem como servos de Deus bem-sucedidos. Dia após dia elas vêem o poder de Deus operando através deles para abençoar a outros. E de onde vem esse poder? Ele é liberado através da intercessão.

(Extraído do livro – Escudo de Oração – C. Peter Wagner).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO

Estamos em campanha de 40 dias de Oração na Igreja por um Avivamento do Senhor. Participe conosco, é só ter um período de oração entre os dias 04/10 à 26/11. Aviva a Tua obra ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos, faze-a conhecida. Hc. 3:2b. Não fique de fora - Precisamos do Avivamento é questão de sobrevivência. Deus nos abençoe.