Pular para o conteúdo principal

Verdadeiramente Santo

O SER HOMEM – O SER SANTO

É indiscutível que o homem é a obra prima da criação, somos o supra-sumo da quinta-essência, Deus fez com toda perfeição e podemos ver isso nos mínimos detalhes. Como é incrível quando estudamos um pouco sobre o corpo humano e descobrimos o seu funcionamento. Ficamos deslumbrados e a cada dia a ciência e nós, vamos descobrindo coisas novas a respeito desta “obra prima”.

Deus ao criar o homem o fez para se relacionar com ele, assim foi com Adão e Eva, assim foi ao longo da história do seu povo através Abraão, Isaque, Jacó, os Reis, os Profetas, os Discípulos e nós através do Espírito Santo que se relaciona conosco.

Temos uma tarefa grandiosa e suma responsabilidade com o Criador a de reportarmos a Ele esse relacionamento desejável. E para tanto temos que ser santos, a Bíblia diz sobre santidade sem a qual não se verá a Deus, não se pode ter um relacionamento com Deus.

E podemos ser santos?

Sim no sentido literal da palavra, "santo" é a tradução da palavra grega Hágios e hebraico Kadósh, que significa SEPARAR ou, AQUELES SEPARADOS, assim, os Santos são crentes separados do pecado para a santidade e separados de Satanás para Deus. Portanto, um crente é separado para a comunhão sagrada e serviço de Deus. A palavra "santo" como uma designação de um crente, chama a nossa atenção imediatamente ao fato da responsabilidade de cada crente: a de viver uma vida separada. As palavras "santo", "santificar" e "sagrado" são todas traduções desta mesma raiz grega. Todas elas falam da separação absoluta do mal e da dedicação a Deus que deve ser sempre verdadeira no crente.

Agora infelizmente esse sentido de Santo, foi ao longo da história deturpado, manipulado e por interesses próprios criaram-se então os “Santos”. Acertadamente essas pessoas que são tidas como santas foram de fato separadas por Deus e para Deus, porém o errado é a veneração, e fazer com que todo um povo acredite que esses “santos” podem fazer alguma coisa por eles. Criando-se imagens de esculturas feitas por mãos humanas, condenadas por Deus, para que o povo se volte para tais imagens com veneração e adoração, tirando um espaço que pertence só a Deus por direito. E temos hoje impregnadas em algumas religiões essa veneração por imagens, acreditando-se que estes “santos” podem de alguma forma fazer algo pela pessoa que esta com alguma necessidade. Posso citar aqui alguns exemplos no meio de muitos que existem:

Maria mãe de Jesus, sem dúvida alguma uma mulher virtuosa, cheia de graça, uma santa que foi separada por Deus e para Deus, e cumpriu cabalmente seu papel como a progenitora do menino Jesus, e que depois deu sequencia a sua vida como mulher, esposa de José e mãe, a Bíblia nos diz que Jesus teve irmãos (atos 1:14, Mateus 13:56-58, marcos 3:32 e 6:3-6), hoje erradamente ensinam que Maria é “nossa” intercessora, um engano pois temos quem intercede por nós o nosso Advogado – Jesus, está lá em 1João 2:1, Maria cumpriu seu papel e pronto não pode fazer mais nada por nós, reconhecemos que foi agraciada e damos a devida honra a isto.

Os Apóstolos, santos separados por Deus e para Deus, que aprenderam muito com Jesus, foram lapidados pelo Espírito Santo e cumpriram a missão para qual foram chamados, morreram como mártires, sem abandonar sua fé, com exceção de Judas Iscariótes, é claro, e deixaram para nós grandes ensinamentos. Homens cheios do Espírito usados e ousados, mas não podem mais fazer nada por nós, todos estão mortos.

Muitos da crença popular como, Padre Cícero do nordeste, uma verdadeira multidão se curva diante de sua imagem, e não pode realizar nada, está morto, tanto não pode que vemos a calamidade que vive o nordeste Brasileiro. Aparecida a qual pescadores encontraram sua imagem e então se torna um mito no meio da nação – pra quem acredita em histórias de “pescadores”. Madre Tereza de Calcutá deve estar na lista dos próximos “santos” mas fez tudo o que fez, realizou tudo o que realizou por amor e não para o reconhecimento humano. Outros que realizaram “milagres” mas que na realidade foi à fé das pessoas e não o chamado “santo”.

Imaginem se nós evangélicos fossemos beatificar os grandes homens e mulheres de Deus que ao longo da história e ainda hoje existem pastores que são tremendamente usados por Deus em curas e milagres, nossa lista de “santos” seria extensa, mas todos sem exceção nada fizeram ou fazem por terem algum poder, o que eles têm é fé em um Deus que opera milagres e faz maravilhas no meio do seu povo, a Ele seja toda a honra e toda a glória pelo século dos séculos Amém.

Cuidado em depositar sua crença em “santos do pau oco”

Câmara Cascudo, o mais importante folclorista do país, escreveu que as imagens de santos vinham de Portugal cheias de dinheiro falso por isso eram ocas.

A Igreja Católica tinha por zelo natural a conversão dos escravos africanos ao catolicismo, sendo considerado um dever cristão receberem os mesmos a doutrina, para serem batizados e levados a prática da religião católica.

Com a necessidade de cultuar sua religião, os escravos escondiam seus Orixás atrás de imagens de Santo Católico, a escolha do santo católico era de acordo com cada Nação (tribo) de Orixás das peculiaridades e características do Orixá cultuado, de acordo com a vida de Santo católico.

Nascendo com isso o sincretismo dos Orixás com os Santos da Igreja Católica.

Abrindo-se assim uma legalidade enorme para Satanás agir através dessas imagens.

Olhem o que a Bíblia diz a esse respeito:

Salmos 115: 4-8

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.

Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.

Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.

A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

Que o Senhor nos livre e nos abençoe, que sejamos santos separados por Deus e para Deus.

Nele e por Ele,

Pr. Marcelo Lima.

Comentários

  1. " Gostei deste material, com certeza irá muita a acrescentar no meu aprendizado."

    ResponderExcluir
  2. Ola Pastor Marcelo!

    Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

    Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO

Estamos em campanha de 40 dias de Oração na Igreja por um Avivamento do Senhor. Participe conosco, é só ter um período de oração entre os dias 04/10 à 26/11. Aviva a Tua obra ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos, faze-a conhecida. Hc. 3:2b. Não fique de fora - Precisamos do Avivamento é questão de sobrevivência. Deus nos abençoe.